+A  | -A  |  

Prefeitura vai entregar carteiras adaptadas para alunos com necessidades especiais

A Prefeitura de Teresina entregará nesta terça-feira (11), às 10h, no Salão Nobre, seis novas carteiras adaptadas para alunos de escolas municipais que possuem algum tipo de deficiência física e necessitam de um suporte a mais nas aulas.

A Semec já entregou 186 carteiras adaptadas e aguarda a chegada de mais 26.

As carteiras são construídas sob medida para atender especificamente as necessidades de cada criança, por isso são acolchoadas e reguláveis. Nos últimos anos, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) entregou 186 carteiras adaptadas e aguarda a chegada de mais 26, que beneficiarão alunos da educação infantil ao ensino fundamental.

“A conquista representa um salto na qualidade da vida acadêmica dos alunos”, destaca a coordenadora de Educação Inclusiva da Semec, Teresa Fortes. Segundo ela, a carteira significa a inclusão real do aluno com necessidade especial. “Eles podem desenvolver suas habilidades com a turma de forma confortável, de acordo com suas demandas físicas. A educação verdadeiramente inclusiva fornece ferramentas que possibilitam a evolução do estudante em todos os sentidos”, afirma.

Um dos casos mais recentes da transformação proporcionada pela carteira adaptada foi do Pedro Miguel, aluno do Centro Municipal de Educação Infantil Roseana Martins. O menino de apenas 3 anos iniciou agora sua trajetória acadêmica e já ganhou uma carteira com mesa que possibilita o desenvolvimento de uma das suas maiores habilidades: pintar e escrever com os pés.

 

Fonte: Ascom Semec