+A  | -A  |  

Cojuv levou ações a 13 municípios e atendeu a centenas de jovens em 2019

Em 2019, a Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv) realizou 14 ações do projeto Caravana Juventude Ativa e três do projeto Tenda das Juventudes. Além disso, no início do ano, em parceria com a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), coordenou a realização do II Encontro de Jovens do Semiárido, que ocorreu dos dias 5 a 7 de abril, no município de Picos, e teve a participação de cerca de 500 jovens.

A Coordenadoria contemplou um total de 23 escolas no interior e seis na capital. Ao longo do ano, a Cojuv realizou atividades nos territórios do Entre Rios, dos Tabuleiros do Alto Parnaíba, da Planície Litorânea, do Vale do Rio Guaribas, da Chapada das Mangabeiras e dos Cocais, com ações nos municípios de Teresina, Altos, Jerumenha, Uruçuí, Antônio Almeida, Parnaíba, Ilha Grande, Luís Correia, Cocal dos Alves, Arraial, Manoel Emídio, Pedro II e Esperantina.

Na capital, além de ações em escolas, em parceria com a Pastoral da Juventude, a Cojuv realizou o projeto Caravana Juventude Ativa no Dia Nacional da Juventude, tendo como público-alvo jovens da microrregião de Teresina.

Projetos da Cojuv

O projeto Caravana Juventude Ativa oferece um conjunto de serviços, entre oficinas e bate-papos, e tem como público-alvo jovens com idade entre 15 e 29 anos, conforme estabelece o Estatuto da Juventude. As atividades são escolhidas de forma dialogada com a administração da escola e a representação estudantil.

A Cojuv também realizou uma ação pelo projeto Tenda das Juventudes durante o Festival de Inverno de Pedro II, que foi uma das maiores atividades realizadas no ano de 2019, contemplando um público rotativo de cerca de mil pessoas; outra no Festival do Peixe, junto com o projeto Caravana Juventude Ativa; e a terceira, durante o Amorarte, em Campo Maior.