+A  | -A  |  

Piauí ganha primeiro polo de formação em robótica no interior

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está implantando o segundo polo de formação de professores em Robótica no Piauí e o primeiro do interior do Estado. Com o apoio do Centro de Formação do Servidor (Cefaf), serão criadas quatro novas turmas de formação em Robótica, com Arduíno, ainda esse mês, atendendo 30 professores e 30 alunos da Rede Pública Estadual.

O superintende de Ensino da Seduc, Carlos Alberto, destaca que o polo está sendo estruturado no município de Picos. Professores já capacitados do município vão ministrar cursos aos alunos e professores, criando assim um segundo polo de Cultura Maker no estado do Piauí. “Iniciamos esse processo de tecnologia nas escolas estaduais do Piauí, por meio da Robótica, e os cursos do novo polo terão a mesma programação dos cursos de robótica ofertados no Centro de Formação para os professores de Teresina. O Cefaf acompanhará os cursos com suporte na inscrição, desenvolvimento, tutoria e certificação dos cursistas e professores ministrantes”, observa o superintendente.

O Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Petrônio Portela será o polo, por já possuir dois laboratórios de informática em funcionamento, e contará com um terceiro laboratório que vai atender professores, alunos e comunidade no projeto de Robótica. O novo Centro de Formação ficará sob a coordenação dos professores doutores Damião Cosme e Vinícius Alexandre, que irão oficializar e regular a oferta dos cursos de Robótica e outras tecnologias.

O professor formador de Robótica do Cefaf, Ranildo Lopes, afirma que no CEEP Petrônio Portela já existe um projeto de Robótica, em parceria com a UFPI. O projeto é organizado pelos professores Thiago Lima e Itamar Freire, que serão os ministrantes dos cursos de formação em Picos. “Fomos contatados pelos dois professores de Robótica de Picos, assim tivemos a ideia de fazer uma ampliação dos cursos para o interior do Estado. Toda a logística e acompanhamento de implantação do polo no interior já está sendo desenvolvida pelo CEFAF, com o apoio da Seduc”, finaliza o professor.

A Seduc realizou, nessa quarta-feira (11), a entrega dos kits de Robótica com Arduino para o início do projeto em Picos.