+A  | -A  |  

Mais de 190 mil não comparecem para 2ª dose e preocupam Sesapi

A governadora em exercício, Regina Sousa, reuniu-se, nesta quarta-feira (10) no Palácio de Karnak, com o secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto. Na ocasião, discutiram estratégias para a vacinação dos piauienses que não receberam a segunda dose da vacina contra a covid-19.

Segundo Florentino Neto, 194 mil piauienses não foram aos postos de vacinação para receber a segunda dose. “Estamos preocupados com essas pessoas que receberam a primeira dose, mas não voltaram para aplicação da segunda. Estamos discutindo estratégias para que possamos, junto com os municípios, identificar essas pessoas e estimulá-las a tomar a segunda dose. Também estamos trabalhando estratégias para garantir a terceira dose ou dose de reforço das vacinas”, disse o gestor.

Para Regina Sousa, é de extrema importância a busca ativa, por parte das prefeituras, dessas pessoas que não estão indo aos postos receber a segunda dose. “Precisamos fazer uma busca ativa para testar as pessoas e fazer um ranking das cidades que já atingiram 50% de pessoas imunizadas e correr atrás, porque quem tem capacidade para isso são as prefeituras, que possuem agentes de saúde que sabe onde mora cada pessoa, temos que ir atrás dessas pessoas para tomar a segunda dose. Temos ainda 194 mil pessoas que ainda não foram imunizadas com a segunda dose, é um número muito alto que precisa ser revertido”, conta a governadora em exercício.

Ainda durante a reunião, foram apresentados os dados da atual situação da condução epidemiológica da pandemia: o nível de internação das várias regiões do Piauí, o índice de ocupação, as taxas de incidência e a análise da vacinação.